Como tirar o passaporte
Como tirar o passaporte
O passaporte é um documento de viagem que identifica o viajante em outros países. Nele são registradas entradas, saídas, vistos e autorizações.
Tirar o passaporte é um procedimento muito simples e elaboramos um passo a passo para tirar suas dúvidas e como solicitar e emitir o passaporte junto a polícia federal em todo o Brasil.
Passo a Passo
Inicialmente: Reunir todos os documentos necessários
Passo 1: Preencher formulário disponível no site da Polícia Federal;
Passo 2: Gerar a taxa do passaporte (GRU) e pagar o boleto;
Passo 3: Depois de compensado, agendar atendimento;
Passo 4: Comparecer ao posto de PF com documentos;
Passo 5: Consultar andamento;
Passo 6: Ir retirar o passaporte no mesmo posto da emissão.
Documentação
Documento de identificação: pode ser a carteira de identidade (RG), carteira funcional reconhecida por lei federal, carteira de habilitação com foto ou carteira de trabalho. O passaporte anterior também é válido, porém caso tenha mudado de nome, leve também a certidão de casamento.
CPF caso não conste na sua carteira de identidade.
Conferir se você não tem débitos com a justiça eleitoral ou serviço militar. A polícia federal faz uma checagem no momento da emissão e qualquer irregularidade ou pendência impede a retirada do documento. Documentação em comum para todos os casos. Além desses documentos, se não for seu primeiro passaporte é necessário levar o anterior (comum ou de emergência) caso ainda esteja válido. Se ele não for apresentado será cobrada uma taxa em dobro.
Preencha a solicitação no site da Polícia Federal
Logo depois que reunir os documentos necessários chegou a hora de preencher o FORMULÁRIO. Ele é bem simples e rápido, dividido em 4 telas e irá responder questões como por exemplo: dados pessoais, documentos, profissão, e-mail, endereço, etc.
Se o pedido para tirar o passaporte for para um menor de idade, vai aparecer um campo “Autorização de Viagem para Menor”, onde será exigido que se selecione uma das três opções existentes, referentes à autorização, irrestrita ou não, para viagem ao exterior desses menores acompanhados ou não dos pais.
Recomendamos preencher pelo computador, pelo celular muitas vezes dá erro. Ao final do preenchimento, será gerado um arquivo com duas páginas: protocolo e boleto. Não é necessário imprimir, bastando salvar o arquivo.
Pagamento da taxa (GRU)
Logo após de ter preenchido todo requerimento será gerado um boleto de cobrança chamado Gru (guia de recolhimento da união). Taxa passaporte comum R$ 257,25 (referência em janeiro de 2023).
O boleto é gerado na etapa anterior, mas é possível gerar novo boleto se necessário. Cuidado: evite agendar o pagamento para data futura pois somente após a compensação será possível seguir para a próxima etapa.
O boleto pode ser pago na rede bancária, lotéricas ou pela internet. Geralmente o sistema libera o acesso no dia seguinte ao pagamento, quando é feita a compensação bancária.
Você receberá um protocolo e este número de protocolo deverá ser usado para agendar o seu atendimento no posto da polícia federal.
O boleto não precisa ser impresso. Já o comprovante de pagamento, recomendamos que seja guardado em arquivo ou impresso, até o recebimento do passaporte.